Biblioteca Virtual
A idéia de reunir vários documentos digitalizados em um mesmo local, para facilitar a busca, visando disseminar a informação mais rápida e precisa é algo estimado a vários anos. Isso é notado com acesso aos documentos de domínio público e também se tem a realidade de algumas instituições que disponibilizam suas produções acadêmicas sem custos.
Sendo assim, é possível identificar na história que a primeira iniciativa das bibliotecas universitárias, foi automatizar seus catálogos, algo muito importante para buscar o que se tem na biblioteca física de cada instituição e, ainda facilita a comunicação entre as instituições possibilitando uma integração entre elas, ou seja, quem realmente ganha é o usuário final, pois terá a possibilidade de ter mais informação.
No entanto, isso realmente não é o bastante se levar em conta que o usuário necessita da informação rápida e atualizada. Surge com isso a internet, com seus vários buscadores, trazendo informações precisas, mas junto com ela informações desnecessárias. Algo que para qualquer pesquisador traz muitas frustrações, pois não tem tempo para procurar o que realmente precisa.
Com essa realidade as bibliotecas universitárias começam a trabalhar com a indexação das informações, a princípio nos catálogos, pois nas bibliotecas tradicionais era possível pesquisar apenas com termos que o profissional da informação julgava cabível, usando ferramentas chamadas Tesarus ou vocabulário controlado. Com a automação dos catálogos das bibliotecas é possível pesquisar na mesma por busca avançada, juntando em uma pesquisa o autor, título, descritores, ano, editora e ainda usar uma ferramenta muito importante chamada “Logica Booleana” (possibilita juntar, excluir, delimitar e truncar termos para uma pesquisa), ou seja, com a indexação dos catálogos os pesquisadores ficam mais livres para pesquisar e têm a possibilidade de trazer mais documentos de interesses.
Após os catálogos surge a preocupação de disponibilizar as produções institucionais. Sendo assim, começam a trabalhar na indexação dos periódicos e trabalhos de monografias, os resultados são surpreendentes, pois começam a divulgar as produções cientificas em tempo real e na íntegra.
A realidade de se ter tudo indexado e disponibilizado ainda não satisfaz as necessidades do público alvo, pois onde podem ser encontradas todas essas informações de maneira fácil e rápida? A busca por essa resposta começa ser possível em muitas universidades que disponibilizam de uma plataforma que contém bibliotecas virtuais, a qual contempla todos os conteúdos como, por exemplo:
· Periódicos: encontrados em duas modalidades, uma lista de periódicos que disponibilizam os artigos na íntegra e resumos que, por serem gratuitos, têm acesso livre; periódicos que, por serem pagos, são disponibilizados através de senha;
· e-books: Lista de livros que disponibilizam o conteúdo na íntegra. Esses conteúdos também podem ser restritos à comunidade por serem pagos ou de acesso livre para materiais de domínio público;
· monografia: trabalhos acadêmicos dos formandos que autorizam suas publicações na íntegra e com acesso livre.
Essas três fontes de informação são as principais encontradas nas bibliotecas virtuais, mas também podem ter dicionários/enciclopédias, produção científica das universidades, bases de dados, links para outras bibliotecas virtuais, órgãos oficiais e assim por diante.
Por Favor contacte-nos
Questionário
Como inserir um artigo no repositório?
Entrar em contato com administrador (14)
Seguir as instruções no link "como inserir um artigo"? (4)
Total de votos: 18
Biblioteca Virtual Anhanguera Educacional
—————
—————
—————
—————
—————
Itens: 1 - 5 de 5